Fichamento do filme Cidadão Boilisen
477 palavras
2 páginas
FICHAMENTO DO FILME CIDADÃO BOILISENCamila Ferreira de Souza1
Quem foi Henning Boilesen? O que fez ele para ganhar uma rua em seu nome? Como em muitas cidades ruas receberam nomes de sujeitos que influenciaram, nos setores políticos, e mais especificamente antes, durante e após a ditadura: militares e economistas. O filme Cidadão Boilisen do diretor Chaim Literwski2, procura de saber quem foi esse homem, hoje já esquecido na memória dos brasileiros e se tornou apenas um nome de uma rua? E como esse influenciou na sociedade brasileira? Literwski, trás a seguinte hipótese no seu trabalho: que o golpe de 64 não seria somente militar, e sim civil-militar devido uma grande participação dos setores empresariais.
Henning Boilesen foi um dinamarquês que se naturalizou brasileiro e tornou-se conhecido quando líder da empresa Ultragaz3, que foi encontrado morto em 15 de abril de 1971.Além de ser conhecido pela Ultragaz, também é apresentado como principal empresário colaborador da Operação Bandeirante-OBAN.
A OBAN foi um centro de informações e investigação do Exército Brasileiro, que para o diretor Literwski se o exército representava o poder em 1969, esse não poderia se manter sem apoio dos empresários. Os empresários financiaram a OBAN temendo que uma expansão, socialista, comunista no governo do Brasil, temendo uma “cubanização” que poderia ameaçar a democracia brasileira.
Primeiramente o Literwski procura o histórico de Boilesem, sua origem, data de nascimento, sua família e sua participação escolar. Para isso são utilizados sensos, histórico escolar e fotografia para reconstituir que foi esse homem. No sentido de saber: De onde ele vem? Quem foi esse homem? Contudo, o autor faz uso dessa documentação durante todo filme. O que primeiramente foi utilizado para compreender esse cidadão, após as mesmas fontes serão utilizadas na tentativa de perceber de maneira mais sutil a personalidade do Boilesen. Isso na análise que se fez da participação do Boilisen