Fichamento do consumo alcoolismo
Uso indevido de alcool de forma precoce
"Torna-se um fator predisponente para problemas de saúde, sociais e econômicos [...]".
[...] A pesquisa buscou identificar condições de risco relacionadas às crianças e adolescentes expostos ao alcoolismo parental [...].
[...] Constataram-se problemas em relação ao uso de álcool pelos filhos, em relação ao comportamento e/ou em relação aos fatores emocionais dos filhos, implicando na necessidade de discussão do tema, a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas destinadas a essa população [...].
[...] A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o álcool como a substância psicoativa mais consumida no mundo e a droga de escolha entre crianças e adolescentes [...].
[...] Dessa forma, nota-se que o consumo de álcool está sendo cada vez mais precoce, favorecendo prejuízos no âmbito escolar, biológico, psicológico, social e espiritual de crianças e adolescentes [...].
[...] uso de álcool na adolescência expõe o indivíduo a maior risco de dependência química na idade adulta [...].
[...] constataram que os jovens estão, cada vez mais cedo, tendo contato com o álcool. Foi realizada com 11,8 mil adolescentes de 96 escolas particulares e observou-se que o primeiro contato, para 37% deles, ocorreu antes dos 13 anos, sendo que mais de 60% consumiu na própria residência [...].
[...] Dado interessante, destacado em uma das pesquisas analisadas, mostra que as mães com parceiros alcoolistas apresentam menos ternura e menor calor maternal durante as interações lúdicas com as suas crianças, o que foi preditivo para menor competência social na infância [...].
[...] identificaram ainda que filhos de pais alcoolistas também foram mais propensos a experienciar estressores repetitivos e sua taxa de estressores de forma mais grave na idade adulto.
[...] adolescentes que receberam menos apoio parental eram mais propensos a satisfazer os critérios de abuso de substância, bem como aqueles com