Fichamento do capítulo “A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição.”
Fichamento nº: 001.
O texto fala e explana sobre a como a sociedade vê as férias e sobre como elas afetam a sociedade.
Texto da ficha:
As motivações do homem e seu lazer. A viagem entre normas, promessas e esperanças.
"O ciclo da reconstituição começa pelo homem e por suas necessidades, pelo homem comum que se torna turista e a seguir volta a ser o homem comum.” (A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição, pág. 33).
“Parece que o melhor, nesse processo, é um equilíbrio de atividades, em que o corpo e a alma buscam a harmonia entre o estímulo e o repouso.” (A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição, pág. 34)
“A possibilidade de sair, de viajar, reveste-se de uma grande importância.Afinal, o cotidiano só será suportável se pudermos escapar dele, sem o que, perderemos o equilíbrio e adoeceremos.” (A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição, pág. 34)
As influências sociais.
“Desejamos aproveitar o tempo livre, as férias, para satisfazer nossos desejos, as necessidades que não foram realizadas no dia a dia[...]”.(A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição, pág. 35).
“Nossa sociedade projeta para fora as necessidades de repouso, e por isso torna evidente a polarização: ‘trabalhar e morar aqui – descansar além’.” (A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição, pág. 35).
“As cidades não se preocupam muito com o lazer nem com as necessidades de relaxamento dos seus habitantes. A maioria são cidades de trabalho, incompatíveis.” (A maquinaria das férias ou o ciclo da reconstituição, pág. 35).
As promessas dos vendedores do paraíso.
“Eis o tecido com que se constroem os sonhos. Os clichês são os mesmos, como há vários decênios: oceano de um azul profundo, areia branca, pôr do sol, palmeiras, belos turistas bronzeados, aldeias de pescadores e outras pitorescas nas montanhas, índios exóticos e sorridentes, piscinas