Fichamento Discurso do Metodo
Biografia Rene Descartes
Rene Descartes nasceu na França, na cidade de La Haye em 31 de março de 1596, é conhecido como o fundador da filosofia moderna e considerado um dos pensadores mais influentes que existiram.
Quando criança estudou em uma escola jesuíta, depois se formou em direito na universidade de Pointier, mas decidiu não exercer a profissão. Futuramente alistou-se no exercito de Maurício de Nassau.
Decartes teve três sonhos que diziam que ele deveria inventar uma "ciência admirável", na qual estariam unificados todos os conhecimentos humanos, por isso renuncia à carreira militar com o objetivo de dedicar-se exclusivamente às ciências e a filosofia. Em 1628 escreveu ‘’ Regras para a direção do Espírito’’, em 1629 começou a trabalhar em uma obra física chama ‘’Tratado do mundo’’ mas não a publicou por medo pois em 1633 Galileu foi condenado pela igreja católica. Em 1637 publico ‘’ Discurso do Método’’e em 1641 publicou sua obra mais conhecida ‘’ Meditações sobre a Filosofia Primeira’’. Rene também desenvolveu o método cartesiano e o sistema de coordenadas.
Em 1649 Descartes se mudou para Estocolmo a convite da rainha da Suécia, porem logo pegou uma pneumonia e faleceu em 9 de fevereiro de 1650.
Primeira Parte
Nessa primeira parte do livro, o autor, Rene Descartes introduz a ideia de que seu principal propósito é mostrar o modo que ele fez para conduzir a razão, formando assim um método para elevar seu conhecimento.
Primeiramente Descartes diz que estudou as ciências, de modo que na matemática, não achou uma verdadeira aplicação, na teologia, não atreveu-se a submeter seu raciocínio e na filosofia, achou inúmeras verdades que se contradiziam.
Depois, vendo que as ciências não foram suficientes para ajuda-lo, decidiu viajar para refletir a respeito das coisas, para frequentar diferentes pessoas e para se por a prova do destino. Porém, ao limitar-se ao ver o costume