Fichamento "Direito Natural e Seu Significado"
Instituto de Economia
Evolução das Ideias Sociais
Leonardo Barbosa e Silva
Pedro Augusto Braga Miguel – 11211RIT042
Fichamento do Texto: “O Direito Natural e seu Significado Histórico”
Três Livros a Serem Lidos
- “As chamadas histórias do direito natural são histórias da filosofia do direito; e as histórias da filosofia do direito são uma mistura da história das doutrinas políticas com a história das concepções gerais do direito e a história das ideias morais e etc.” (Pág. 14)
O Renascimento do Direito Natural
-“O exame do significado do jusnaturalismo e da sua função histórica serve, acima de tudo, para compreender o sentido e o valor do vasto movimento hodierno no campo do pensamento jurídico, conhecido como “o renascimento do direito natural”.” (Pág. 19)
-“Desde que começou a ruir o edifício do positivismo, cogitou-se em um renascimento do direito natural” (Pág. 22)
-“A idade contemporânea representaria um novo renascimento, ao qual deverá suceder, mais cedo ou mais tarde, uma nova decadência.” (Pág. 23)
-“Não devemos confiar nos filósofos da história, pois a história humana é um pouco mais complicada do que pode parecer procura reduzi-la a um sistema.” (Pág. 23)
-“Kant era um jusnaturalista e também o primeiro Fichte. Hegel, contudo não o era. Muito ao contrário, como com Hegel o recesso mais longo do jusnaturalismo.” (Pág. 24)
-“O jusnaturalismo não pode renascer, pela simples razão de que nunca morreu.” (Pág. 24)
-“O historicismo é a filosofia que pôs em crise a teoria do direito natural.” (Pág. 24)
-“A teoria de direito natural já se transformou de tal forma que é difícil reconhece-la. O direito natural não é um sistema de regras universais, válidas para todo o tempo e todos os lugares, mas um conjunto de princípios bastante genéricos e flexíveis que deve adaptar-se continuamente ao progresso histórico.” (Pág. 25)
-“O que está hoje renascendo não é a teoria do direito natural, mas sim a exigência