FICHAMENTO DEPARTAMENTO PESSOAL
FIDÉLIS, Gilson José. Gestão de Pessoas. 1ª. ed. São Paulo: Érica, 2006
Inicialmente trata da legislação trabalhista, cujo decreto lei n° 5.452 aprovou e regulamentou a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, legislação esta que doutrina as rotinas de departamento pessoal - DP, bem como encabeça a base formal de as leis trabalhistas posteriores.
Exemplifica com clareza que o DP é parte significante do Recursos Humanos, sendo este um subsistema que trará com clareza as orientações que serão dadas aos colaboradores, bem como, analisará documentos apresentados e os arquivará por tempo indeterminado.
Muito abrangente com as rotinas de pessoal, apresentando os documentos a serem colhidos pelo DP, a forma como devem ser analisados e apreciados, a forma como devem ser arquivados e deixados sempre a mão para as ações de fiscalizações dos órgãos reguladores, a exemplo do Ministério do trabalho e emprego. CITAÇÃO
A legislação que regulamenta as relações de capital e trabalho foi criada pelo Decreto nº 5.452 no dia 1º de maio de 1943, que aprovou a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
Desde então por meio de matéria legal, reuniram-se todas as atribuições trabalhistas que administram as relações de trabalho entre empregador e trabalhador.
COMENTÁRIO
Excelente livro, com muitas abordagens acerca de todas as rotinas trabalhistas, desde documentos necessários para a contratação.
Cálculos de forma bem didática, sendo possível entendimento até de pessoas leigas e que tenham necessidade/ interesse pela área trabalhista em geral.
Abordagem interessante do direito do trabalho com algumas leis disponíveis, e vários exemplos e modelos de documentos.
INDICAÇÃO: Destinado a pessoas ligadas a área de Recursos Humanos, especificamente o subsistema de Departamento Pessoal, estudantes e trabalhadores em início de carreira
LOCAL: Biblioteca Professora Alzira Lobão Ayres (Fanese), Nº Registro 12754