Fichamento de vetor centro de gravidade: uma aplicação da álgebra linear na engenharia civil
“Certamente, determinar a distribuição adequada de pesos de uma estrutura é um problema com o qual o engenheiro civil se depara frequentemente.” (DIAS, et al, 2010, p. 9). O engenheiro civil pode deparar com projetos onde se faz necessário a distribuição correta de peso para evitar problemas futuros na estrutura. Por isso uma das formas de extingui tal problema é através da localização do centro de gravidade. O centro de gravidade como ponto de equilíbrio de um corpo ou sistema de corpos é conhecimento básico para o cálculo de estruturas. A determinação deste ponto pode ajudar no planejamento de uma obra. No projeto, torna-se possível, por exemplo, deslocar a coluna indesejada que se localiza no meio da garagem, mudando o ponto de equilíbrio da estrutura. (DIAS, et al, 2010, p.10).
O centro de gravidade é o ponto de equilíbrio de um corpo, sendo assim um conhecimento essencial para o planejamento de uma obra, pois poderá, a partir do conhecimento do centro de gravidade, realizar melhor distribuição, por exemplo, de colunas e paredes, sem comprometer toda a obra.
“[...] o que pouco se sabe sobre este assunto é que ele tem importantes aplicações na engenharia civil com uso de vetores.” (DIAS, et al, 2010, p.10).
Determinar o centro de gravidade é de grande importância na Engenharia Civil e seu uso nessa área é associado ao uso de vetores.
Segundo Jacob (1997) a Álgebra Linear é usada muito fortemente em Engenharia Estrutural. Isto é por uma razão muito simples. A análise de uma estrutura em equilíbrio envolve anotar muitas equações em incógnitas. Muitas vezes, essas equações são lineares, mesmo quando a deformação do material é considerada. O autor ainda afirma que este é exatamente o tipo de situação para a qual a Álgebra