Fichamento de TGA
Para que houvesse uma humanização na administração, surgiu a Teoria das Relações Humanas, desenvolvida por Elton Mayo. Após muitas pesquisas e experimentos, foi constatado que uma empresa humanizada está muito mais propensa ao sucesso do que uma empresa mecanicista, pois é necessário que haja um sentimento comum em grupo para que não haja rebeliões, revoltas, fofocas e outros problemas que podem causar até mesmo a decadência de uma empresa. Para comprovar isso, vejamos o exemplo dos experimentos realizados por Elton Mayo e seus colaboradores na empresa Hawthorne. Os estudos se dividiram em três fases:
Sala de provas de montagem de reles – Sua finalidade era realizar um estudo da fadiga no trabalho, e dos efeitos gerados por mudanças de horário.
Houve um experimento realizado com 6 mulheres montadores de relés, mudaram horário de trabalho, trabalharam em equipe, houve aumento do salário e do horário de descanso e etc. Com apenas essas mudanças já houve grandes diferenças como: Maior produção, como nunca tinha se visto; maior entrosamento entre as participantes do experimento.
Programa de entrevistas – A partir dessa fase passou-se a ter um foco nas relações humanas e não nas tarefas. Eram realizadas entrevistas com os funcionários e supervisores para que ambos pudessem ter suas expectativas correspondidas.
Sala de observações de montagem de terminais – Foi observado que os participantes do experimento passaram a ter sentimentos comuns, e quando um deles não produzia o suficiente, o outro o pressionava para que todos produzissem o necessário.
Algumas conclusões do experimento em Hawthorne: Nível de produção aumentava de acordo com a integração dos funcionários, o grupo que define a quota de produção; o excesso de troca de funções era negativa pros funcionários e automaticamente para a empresa; é necessária uma atenção nos aspectos psicológicos.
Principais diferenças entre Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas,