Fichamento de livro contar histórias
Resumo:
Como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas. (p.09)
Que história contar?
É necessário fazer uma seleção inicial, levando em conta, entre outros fatores, o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária e suas condições socioeconômicas.
Entre os indicadores estão: até os 3 anos : fase pré mágica ( histórias de bichinhos) ; de 3 a 6 anos: fase mágica(histórias de repetição e acumulativas); escolares 7 anos ( histórias de crianças, animais encantados e fadas ); 8 anos: (histórias de fadas mais elaboradas); 9 anos ; ( de fadas e vinculadas a realidade); 10 anos: (aventuras , narrativas de viagens,explorações , invenções, fabulas , mitos e lendas). (p. 15)
Estudo da história infantil
Os elementos essências da narrativa são:
Introdução: em por objetivo localizar a história no tempo e no espaço, apresentar os principais personagens e suas características.
Enredo: o que é essencial são os detalhes contados na intergra
Climax: cabe ao narrador dar mais realce e suspense a esse epsódio.
Desfecho: após o clímax com os ouvintes suficientemente emocionados a história caminha para o desfecho. A história acaba.
A música complementa a narrativa
...é oportuno, de concluir cantando...(p. 26)
Estudar uma história é também inventar as músicas ou adaptar a letra a músicas conhecidas.
Formas de apresentação das histórias são a simples narrativa , a narrativa com o livro , com gravuras , com o flanelógrafo , com desenho e com interferência do narrador e dos ouvintes.
A narração da história
A conversa antes da história que permite ao narrador conhecer melhor as crianças.
E o contador assume a postura de transmissor que com naturalidade clareza e conhecimento envolvido pela narrativa transmite emoções pela voz e postura. Para isso é preciso conhecer antecipadamente o local quando se trata de