fichamento de Lenin
RESUMO:
Lenin destaca que o partido comunista luta pelo derrubamento do capitalismo o qual será uma questão muito embrulhada de se resolver. Conforme Lenin essa teoria do Estado se justifica através dos privilégios sociais, a existência da exploração e do capitalismo, da existência das diferentes classes, pois antes da divisão da sociedade em classes não existia o Estado, mas conforme vai se consolidando a divisão da sociedade em classes se inicia também o Estado, e com a iniciação do Estado também se iniciou em cada sociedade um grupo que governa, outro que manda, outro que domina e para isso eles têm em suas mãos armas e violência que correspondem a cada nível técnico de sua época.
PALAVRAS-CHAVE
Estado, Capitalismo, Classes, Escravidão, Servidão, Máquina.
TESE OU ARGUMENTO CENTRAL
“(…) Antes da divisão da sociedade em classes não existia nenhum Estado. Mas à medida que surge a divisão da sociedade em classes, à medida que surge a sociedade de classes, surge e consolida-se também o Estado. (…)” (p. 181)
POLÊMICA O autor debate sobre a questão do Estado e da divisão da sociedade em classes. Trazendo presente a idéia de que conforme nasce o Estado nasce também à divisão da sociedade em classes, ficando em evidencia a força da dominação, da violência, tendo presente que “o Estado é uma máquina para sustentar a dominação de uma classe sobre a outra.” (p.182)
RESUMO AMPLIADO DO TEXTO
Conforme Lenin qualquer jornal que trate de alguma questão econômica ou politica tropeça na questão sobre o que é o Estado no que ele consiste, qual a sua importância e qual é a sua atitude perante o partido comunista que luta pelo derrubamento do capitalismo, qual será a sua atitude em relação ao Estado, essa é a questão a qual se deve voltar todos os dias. Ainda conforme Lenin será difícil