fichamento de humanidades
Capítulo 1:
Neste capitulo Celso começa falando da Hegemonia dos Estados Unidos sobre os países subdesenvolvidos da África e Asiáticos e que eles vivem na segurança alienada pelos EUA mesmo ele tendo problemas com alguns países da própria américa latina.
O autor fala de como os EUA teve sua ascenção durante o periodo da Segunda Grande Guerra Mundial, tendo saido vitorioso junto com Inglaterra, França, União Soviética, apesar desses demais países sairem vitoriosos apenas EUA e União Soviética tiveram maiores destaques no periodo pós- guerra que levou mais tarde a uma guerra politica entre as duas nações. A Guerra Fria foi travada entre as duas maiores pontências do globais , que lutavam para uma hegeminia econômica, uma batalha entre o Socialismo e o Capitalismo que cuminou na vitoria dos EUA por causa de sua estratégia de contenção e de boa vizinhança com os paises do globo. Mas esse conflito político quase que virou a Terceira Grande Guerra Mundial, pois os dois países entavam em uma disputa arma e espacial para mostrarem sua soberânia militar e tecnológica. E para isso eles comeceram uma corrida armamentista que cuminou no desevolvimento de bombas atômicas e que se fossem lançadas teriam destruido os dois países e outros.
Capítulo 2:
Este capítulos continua falando da disputa entre EUA e União Soviética, mas falando um pouco mais da tentativa de contenção do avanço do socialismo, que traria a imobiliade social em pleno terceiro mundo, forçando imdiatamente a acão do país capitaista para tentar impedir que isso se concretizasse, então ele entra na polica externa de boa vizinhaça para atrair os país para o capitalismo, emprestando dinheiro, prestando proteção para aos países que necessitassem, fazia investimentos e abri sedes de suas empresas neles. Enquanto a União tentava fazer o mesmo mas quem aceitou foram os país que não gostavam do modo americano econômico como Cuba e China.