Fichamento de Glosas Críticas de Marx
Karl Marx
Universidade Federal do Ceará - UFC.
Instituto de Cultura e Arte – ICA.
Disciplina : Filosofia Política
Prof.: Eduardo Chagas
Aluno:...
Glosas Críticas Marginais ao Artigo
"O Rei da Prússia e a Reforma Social". De um prussiano.Karl Marx
7 de Agosto de 1844
O texto trata de como os governos da Inglaterra, França e Prússia estavam lidando ou tentando eliminar a miséria causada pelo caos da economia burguesa. Caos este derivado de uma péssima relação administrativa tanto burguesa como do Estado que negligencia suas responsabilidades. Para exemplificar as situações fala-se sobre o Governo da Prússia e a defesa de um prussiano sobre o comportamento de seu rei no jornal, as mudanças necessárias para resolver os problemas e a explanação de como o Estado deve portar-se para evitar e solucionar tais situações.
Pablo Ríchel Soares Mendes
O assim chamado prussiano começa referindo-se ao conteúdo da ordem do gabinete do rei da Prússia sobre a insurreição dos trabalhadores silesianos e à opinião do jornal francês La Refórme sobre a ordem do gabinete prussiano.
La Refórme afirma que a ordem dedo gabinete real de oprimir a revolta da massa de trabalhadores (tecelões) é menos perigosa pelo fato de não ser necessário um exército para sufocá-la. Levando se em consideração o Caos causado pela péssima administração dos distritos industriais e da miséria parcial que colocava em risco toda a sociedade alemã
Se faz necessário que o inteligente prussiano compare a revolta dos tecelões silesianos com as revoltas dos operários ingleses e os tecelões silesianos lhe parecerão tecelões fortes. O suposto prussiano nega o "terror" do rei, entre outras coisas, porque bastaram poucos soldados para liquidar os frágeis tecelões.
Em uma relação geral da política com os males sociais, poderemos esclarecer que a revolta dos tecelões não