Fichamento de filosofia - Hobbes, Locke e Rosseau
1.1 “... a origem do Estado e\ou da sociedade está num contrato: os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização – que somente surgiram depois de um pacto firmado por eles, estabelecendo as regras de convívio social e de subordinação política.” – Página 53
1.2 “... a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer benefício a que outro também não possa aspirar, tal como ele.” – Página 54 (segundo parágrafo)
1.3 “... o contrato só é possível quando há noções que nascem de uma longa experiência da vida em sociedade.” – Página 53
1.4 “... a natureza dos homens é tal que, embora sejam capazes de reconhecer em muitos outros maior inteligência, maior eloquência ou maior saber, dificilmente acreditam que haja muitos sábios como ele próprios;” – Página 54 (terceiro parágrafo)
1.5 “Todo homem é opaco aos olhos de seu semelhante.” – Página 54 (quarto parágrafo)
1.6 “... geralmente o mais razoável para cada um é atacar o outro, ou para vencê-lo, ou simplesmente para evitar um ataque possível: assim a guerra se generaliza entre os homens.” – Página 54 (quarto parágrafo)
1.7 “Mas o mito de que o homem é sociável por natureza nos impede de identificar onde está o conflito e de contê-lo. A política só será uma ciência se soubermos como o homem é de fato, e não na ilusão; e só com a ciência política será possível construirmos Estados que se sustentem, em vez de tornarem permanente a guerra civil.” – Página 57 (quarto parágrafo)
1.8 “... os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito.” – Página 56 (segundo parágrafo)
1.9 “... na natureza do homem encontramos três causas principais de discórdia. Primeiro, a competição; segundo, a desconfiança; e terceiro, a glória.” – Página 56 (terceiro parágrafo)
2.0 “... os desejos e