Fichamento de ELLIOT ,J. La Europa Dividida,pp.103-200
Indicação Bibliográfica:ELLIOT ,J. La Europa Dividida,1559-1598.2º ed. Madrid: Siglo XXVI,1976.(pp.103-200)
Palavras chaves: Guerras Religiosas e Revoltas sociais na Europa ;Reforma Católica e Instrumentos de repressão ;Relações de Poder entre a Igreja Católica e o Poder Secular;Disputas no Mar Mediterrâneo
Idéia Central do Texto:
O texto discorre sobre como os desdobramentos da Reforma Protestante fizeram da Europa uma região dividida política e religiosamente no período de 1559-1598 . Revoltas , insurreições e até guerra civil ocorreram em diversos países europeus. Estes movimentos tiveram como características disputas religiosas internas na Franças, Inglaterra Escócia ,Espanha e Países Baixos ,marcadas pela intolerância e disputas políticas pelo poder entre grupos sociais internos ou estes em relação a administração externa exercidas sobre determinado território .A Igreja Católica efetuou a chamada Reforma Católica e/ou Contra-Reforma neste contexto para frear a perca de fiéis e conter a agitação religiosa , mas mesmo essa ação mostrou a divisão que havia dentro da Igreja antes do fim do Concílio de Trento.
Por fim o texto aborda a falta de unidade da Europa mesmo contra um inimigo comum. Após a ação conjunta e vitoriosa da Espanha , Igreja Católica e Veneza contra os Turcos, cada aliado seguiu seus próprios interesses , esvaziando o valor da derrota do Islã no Mediterrâneo a médio e longo prazo .
Citações:
Há interpretações que afirmam que estes eventos foram guerras religiosas e outros declaram que foram movimentos seculares e políticos , mas essa relação é difícil determinar onde se entrelaçam.
“Si para algunos la salvación y el triunfo de su fe era el único propósito de la lucha, para otros esto podía no ser más que un adecuado