Fichamento de "elite brasileira e música populara" - o mistério do samba
1516 palavras
7 páginas
"Mais uma reunião de intelectuais e músicos das camadas populares, dentro da longa tradição de relações entre vários segmentos da elite brasileira com as várias manifestações da musicalidade afro-brasileira." (Pág. 37)"Seus primeiros registros mais claros começam com a invenção e popularização da modinha e do lundu, no final do século XVIII, quando o Brasil ainda,da era colônia portuguesa." (Pág. 37)
"Uma elite baiana impaciente com as regras da elegância europeia e que basta ficar um pouco embriagada para "cair na folia" negra. " (Pág. 38)
"E nos saraus o cônego costuma deixar de lado a política para tocar violão e cantar modinhas" (Maul,s/d1:49)" (Pág. 40)
"Em meados do século XIX, a renovação da modinha teve a participação de vários segmentos da sociedade brasileira. Como diz Gilberto Freyre:" A modinha (...) foi um agente musical de unificação brasileira, cantada ,como foi, no Segundo Reinado, por uns ao som do piano, no interior das casas nobres e burguesas; por outros, ao som do violão, ao sereno ou à porta até de palhoças" (Freyre, 1974:107). Entretanto, o fenômeno que mais contribuiu para essa renovação da modinha foi a interação de músicos com jovens intelectuais e escritores românticos. O principal local desses encontros era a tipografia do "editor e poeta mulato Francisco de Paula Brito" (Tinhorão, 1986:20), na Praça da Constituição, hoje Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, frequentada por Machado de Assis, José de Alencar, Gonçalvez Dias, o músico e poeta (de ascendência cigana) Laurindo Rabello, além de "intrumentistas das classes populares" (Tinhorão, 1986:21). Um encontro entre intelectuais e músicos populares que, como vimos, vai se repetir na história do desenvolvimento so samba." (Pág. 40)
"Em Vida e obra de Paula Brito, Eunice Ribeiro Gondim escreve que "toda a geração romântica e febril de 1839 a 1861 frequentou a casa de Paula Brito" (Gondim, 1965:59)" (Pág. 40)
" O Mello de Moraes Filho acrescenta outras lembranças a essas já citadas: