Fichamento de Dança
“As crianças sentem grande prazer pela dança. Este prazer decorre, em parte, da necessidade de movimento, que é uma das características da infância e uqe a dança satisfaz plenamente.” (GIFFONI,1964,p. 43.)
Observa-se a facilidade de aprender os movimentos, passos e coreografia, logo cedo em algumas crianças. Apesar de variar os comportamentos, ou de demonstrar ou não suas dificuldades, no geral as crianças possuem um forte espírito de solidariedade umas com as outras. (GIFFONI, 1964.)
“[...] As que aprendem com facilidade ou recordam o que foi ensinado, aproximam-se espontanêamente, das que não conseguem aprender ou lembrar-se e procuram ensiná-las. Ás vezes, seguram a companheira pela mão, braço ou cintura, procurando mostrar-lhe como se faz.” (GIFFONI. 1964.p. 44)
“As danças folclóricas devem ser compatíveis com o desenvolvimento das crianças, incluindo passos capazes de serem aprendidos sem grande esforço e figuras de execução ao seu alcance.” (GIFFONI, 1964,p. 46.)
O próprio professor incubado de ensinar as danças, notará que há atributos pessoais que se apresentam diferentes de uma criança para outra ou de um indivíduo, á outro indivíduo, porém passíveis de melhorias, desde que o professor saiba corrigi-los. Pois há os que aprendem, rápidamente e os que demoram, há os que fazem os movimentos mais adiantados, e os que se atrasam. Por isso devem ser corrigidos de acordo com as necessidades para um certo equilíbrio. (GIFFONI, 1964.)
“[...] A dança é utilizada na educação física e nos programas de recreação.” ( GIFFONI, 1964, p.47.)
A educação física, embora bem orientada, ainda não foi oficializada no ensino pré-primário e primário, mas a metodologia das danças folclóricas no