Fichamento de citações e de esboço do livro filosofia da ciência - ruben alves
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Feira de Santana
2013
BIANCA SANTANA CARDOSO MIRANDA
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Fichamento apresentado ao Curso de Engenharia de Produção, Faculdade Anísio Teixeira, como avaliação do primeiro semestre.
Orientador: Prof. José Ernane Carneiro Carvalho Filho
Feira de Santana
2013
-------------------------------------------------
Cap. 3 – Em busca de ordem
“Não importam as diferenças que separam o senso comum da ciência: ambas estão em busca de ordem.” (Rubem Alves. Filosofia da Ciência. p. 28)
“Não existe vida sem ordem nem comportamento inteligente sem ela.” (Rubem Alves. Filosofia da Ciência. p. 28)
“A aprendizagem parece ser, basicamente, um processo unificador cujo objetivo é uma atitude livre de conflitos” (Prescott Lecky. Self-Consistency. p.
83).
“A ciência é uma função da vida. Justifica-se apenas enquanto órgão adequado à nossa sobrevivência. Uma ciência que se divorciou da vida perdeu a sua legitimação.” (Rubem Alves. Filosofia da Ciência. p. 29)
“Nós olhamos não para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas. Porque as coisas que são vistas são transitórias mas as coisas que não são vistas são eternas.” (Ap. Paulo, 2Cor. 4.18)
“(...) toda ciência seria supérflua se a aparência, . a forma das coisas fosse totalmente idêntica à sua natureza.” (Marx. O Capital, v. III, 1894. p. 951).
“A ciência se inicia com problemas. Um problema significa que há algo errado ou não resolvido com os fatos. O seu objetivo é descobrir uma ordem invisível que transforme os fatos de enigma em conhecimento.” (Rubem Alves. Filosofia da Ciência. p. 31)
“A investigação científica não termina com os seus dados; ela se inicia com eles. O produto final da ciência é uma teoria ou hipótese de trabalho e não os assim chamados fatos.” (G. H. Mead. The Philosophy of the Act. p. 93)
“Parece que, ao falar, eu sou capaz de enunciar verdades escondidas, ausentes do