Fichamento de citações - classes e movimentos sociais
Referência.
MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lucia. Classe Social, consciência de classe e lutas de classes. In: Estado, Classe e Movimento Social, 3ªed. São Paulo: Cortez, 2011. (Biblioteca Básica de Serviço Social,v.5).
“Classe Social, consciência de classe e lutas de classes”
“O termo “capital” efetivamente tem sido usado de diversas formas, nem sempre adequadas – “capital humano, “capital social”, capital intelectual. Capital é uma categoria peculiar, específica do sistema capitalista, e portanto o qualifica, o define, o determina[...]. (p.77)
“Capital não é apenas um volume de dinheiro. Ele constitui-se, conforme mostra Marx, a partir de um processo que valoriza o dinheiro, isto é, um processo que no final conclui com um valor superior ao inicial. Esse processo, no MPC, é a produção de mais-valia pelo trabalhador.” (p.78)
“Com isso o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para ter acesso aos meios de produção: o que nos leva ao capital como relação social.” (p.78)
“Dessa forma, “capital” expressa uma determinada relação, [...] nem o capitalista pode acumular sem incorporar força de trabalho alheia, nem o trabalhador pode produzir sem se vincular ao capital”. (p.78)
“Porém, nessa relação entre capital e trabalho, o trabalhador é despojado do produto do seu trabalho excedente; isso caracteriza uma relação de exploração: a apropriação privada pelo capital, da mais-valia produzida pelo trabalhador.” (p.79)
“A categoria trabalho, analisada na tradição marxista, remete também a uma dupla dimensão: ontológica e histórica.”
“Conforme Lukács (1979), há em Marx uma ontologia do ser social, isto é, uma busca das determinações reais que peculiarizam o ser humano em sociedade.”(p.79)
“O trabalho é assim uma atividade teleológica, de transformação da natureza [...].” (p.80)
“[...] conforme Marx e Engels, os homens distinguem-se dos animais, não por possuir consciência, mas por “produzir seus meios de vida” (1993, p.27).”