Fichamento de citação
Paulo Moises
Thiago Ovídio
FICHAMENTO DE CITAÇÃO
NATAL/RN 2010
FUNDAMENTOS DA PLANIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL “Toda atividade humana organizada – desde a de fazer vasos até a de colocar um homem na Lua – dá origem a duas exigências fundamentais e opostas : a divisão do trabalho em várias tarefas a serem executadas e a coordenação dessas tarefas para obter resultados. A estrutura de uma organização pode ser simplesmente definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é feita a coordenação entre essas tarefas.”(p.10)
“[...]. Os elementos de uma estrutura dever ser selecionados para alcançar uma congruência interna ou harmonia, bem como uma congruência básica com a situação da organização – suas dimensões e idade, seu tipo de ambiente no qual opera, o sistema técnico que utiliza, e assim por diante.[...] Isso nos leva à conclusão de que, tanto os parâmetros para delinear quanto os fatores situacionais, devem ser acoplados para criar o que chamamos de configurações.”(p.10-11)
“ Dependendo de como as várias escolhas são feitas, é claro que diferentes configurações podem ser delineadas [...]. O tema central deste livro é que um número limitado dessas configurações explica muitas tendências que levam as organizações eficazes a estruturar por si mesmas, aliás, como o fazem.[...].”(p.11)
1.1 OS CINCO MECANISMOS DE COODERNAÇÃO
“Cinco mecanismos de coordenação podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam suas tarefas, isto é: ajustamento mútuo; supervisão direta; padronização dos processos de trabalho; padronização dos resultados; e, padronização das habilidades dos trabalhadores. Estes devem ser considerados os elementos mais fundamentais da estrutura, a cola que mantém as organizações unidas.[...].”(p.12)
1 “O ajustamento mútuo obtém a coordenação do trabalho pelo processo simples da comunicação informal. Debaixo do ajustamento mútuo, o