Fichamento de citação A Construção do sentido na arquitetura
NETTO, J. Teixeira Coelho. A Construção do sentido na arquitetura. 3° ed. - São Paulo: Perspectiva, 1997, 177p.
I .3. I . 1° eixo do espaço arquitetural: Espaço Interior X Espaço Exterior
"A geometria, a representação geométrica será mesmo essencial a todo pensamento analítico" (p.29-30)
"Esta comporá mesmo um dos eixos constituintes da linguagem da arquitetura, mas por si só é insuficiente para defini-la." (p.30)
"O ponto de partida adequado será determinado pela manipulação dos dados fornecidos pela antropologia, e de imediato (...) tempos pré-históricos em que a sociedade nem mesmo existia." (p.30)
"... de fato, não há exterior sem interior e vice-versa. Quando com- parados um em relação ao outro, se deveria falar antes em complementação: são como as duas faces de uma moeda, e se faltar uma a moeda não pode existir. " (p. 33)
"Na verdade, se dirá que, seja como for, a arquitetura é o domínio da imobilidade real (...) ter um começo de solução através de uma concepção que não mais receba esses limites (o do Interior e o do Exterior) como barreiras, marcos definitivos." (p. 34)
"... a casa enquanto refúgio é uma necessidade - por outro lado, igualmente não resta dúvida que o estado democrático (...)Exteriores, uso que continua a existir ainda sob muitas formas idênticas ou assemelhadas às postas em prática nas sociedades ditas "primitivas"." (p. 34)
I .3. 2 2° eixo: Espaço Privado x Espaço Comum
"A primeira noção da importância fundamental que se extrai desses estudos é a que diz respeito aos diferentes (...) espaço reconhecidos em seu país ou cultura antes de propor sugestões arquitetônico-urbanísticas sejam quais forem." (p. 36)
"E as diferenças persistem mesmo considerando-se uma única cultura em épocas distintas " (p. 36)
"Estas constatações impõem que se reconheça um outro eixo fundamental de organização do Espaço na arquitetura, (...) pode ser estendido sem se ferir os Espaços Privados, até que ponto