fichamento de atropologia
1121 palavras
5 páginas
Assunto (TEMA): As Mudanças Sociedade Contemporânea e a “ Questão Social ” Referência Bibliográfica Completa: PASTORINI, Alejandra, A categoria “questão social” em debate / alejandra pastorini-3.ed-São Paulo: cortez,2010.-(coleção questões da nossa época;v.17)
Sabemos que a Questão Social evidencia-se no século XIX ocasionada por grandes transformações econômicas, sociais e políticas desencadeada pelo processo de industrialização na Europa, com a “tomada de consciência” por parte da classe trabalhadora de sua condição de exploração, onde o desenvolvimento econômico crescia na mesma proporção que o pauperismo.(P.25)
Nesse momento de organização da classe trabalhadora que submetida a um degradante estado de pauperização, conscientes, organizados e estrategicamente situados com forças políticas (sindicatos, partidos políticos), inseridos na agenda do governo, problematizam os fatos reais e exigem respostas do Estado como a criação de regulações sociais, dentre elas a legislação fabril. Desse modo, podemos compreender que o pauperismo seja o ponto de cristalização da Questão Social, e representa o dado histórico e inédito do século XIX.
Tipo de fichamento: Citação Critica
Assunto (TEMA): ): Cultura um conceito antropológico Ficha no. 02
Referência Bibliográfica Completa: LARAIA, Roque de Barros, Cultura: um conceito antropológico – 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, p.7-60, 2001.
Uma das primeiras preocupações dos estudiosos com relação à cultura refere-se a sua origem. E m outras palavras, como o homem adquiriu este processo extrasomático que o diferenciou de todos os animais e lhe deu um lugar privilegiado na vida terrestre? Uma resposta simplificada da questão seria a de que o homem adquiriu, ou melhor, produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas, foi capaz de assim proceder. Não resta d ú