Fichamento de artigos
Satisfação no trabalho e fatores de estresse da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico oncológico
* O estresse no profissional de enfermagem em um centro cirúrgico oncológico. Pode-se dizer que a inquietação pela questão em foco surgiu a partir dos problemas do cotidiano e as reações individuais ao estresse vivenciados pelos profissionais no ambiente de trabalho.
* O estresse ocupacional se destaca como de especial importância com o qual se defronta o trabalhador moderno, vivenciando variadas situações, principalmente em algumas ocupações.
* No que se refere ao estresse, Selye (1956) o descreveu como a soma das trocas inespecíficas do organismo em resposta a um estímulo ou situação.
* Segundo o Instituto Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho – Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, mencionado por Medina (2000, p. 4), o conceito de estresse no trabalho vem a ser “a resposta fisiológica, psicológica e de comportamento de um indivíduo que tenta adaptar-se e ajustar-se à pressões internas e externas”. Ele aparece quando se apresenta um desajuste entre a pessoa, o posto de trabalho e a própria organização (MEDINA, 2000).
* O estresse até certo ponto é essencial para a saúde física, impulsionando o indivíduo à ação. Entretanto, cada indivíduo possui um determinado limiar na tolerância ao estresse, deixando este de ser benéfico (positivo) para adquirir características negativas.
* Estudos na área de psicologia e psiquiatria veem a necessidade de que o conhecimento sobre os estressores favoreçam o desenvolvimento de forma de enfrentamento, contribuindo no controle do estresse.
* O termo estressor, situação estressante ou fator de estresse, é utilizado para referir-se ao estímulo ou situação que provoca uma resposta de estresse no profissional (MEDINA,2000).
* Nessa linha de pensamento, algumas características da organização do trabalho são responsáveis pelo desencadeamento do estresse, entre