Fichamento de artes
Campus Campo Novo do Parecis - Mato Grosso
Técnico em Agropecuária
FICHAMENTO DE ARTES
(pg. 9 linha 2). A critica, tem o poder não só de atribuir o estatuto de arte a um objeto, mas de classificar numa ordem de excelências, segundo critérios .
(pag. 6 linha 27) Mas, o importante é termos em mente que o estatuto da arte não parte de uma definição abstrata, lógica ou teórica, do conceito, mas de atribuições feitas por instrumentos de nossa cultura, dignificando os objetos sobre os quais ela recai.
(pag. 10 linha 12) A obra-prima, no passado, era julgada a partir de critérios precisos de fabricação. Por artesões que dominavam as técnicas necessárias. Hoje, os profissionais do discurso sobre a arte possuem critérios mais diversos e menos prévios em seus julgamentos, critérios que não são apenas o de saber fazer.
(pag. 11 linha 19) O bom conhecimento de perspectiva, da anatomia, da aplicação de luz e sombra são técnicas de um mesmo nível que o manuseio das tintas, pois são aprendidas segundo regras e podem ser julgadas com um forte grau de objetividade
(pag. 13 linha 1) Sem dúvida, Cézanne é tido hoje em dia como um dos maiores nomes da pintura de todos os tempos. Porém, não podemos esquecer que o reconhecimento do seu valor foi tardio: enquanto viveu, o consenso geral recusou-se a julgá-lo positivamente.
(pag. 15 linha 1) O barroco, o maneirismo, o art nouveau, o neoclassicismo, entre outros grandes movimentos da história da arte, conheceram trajetórias de forte oscilação entre o interesse e o desprezo.
(pag. 16 linha 1) Os discursos que determinam o estatuto e o objeto das artes não são unânimes nem constantes. Sua segurança enquanto critério de julgamento já pode ser, num primeiro tempo, questionada: eles podem ser contraditórios tanto na atribuição do estatuto da arte quanto na determinação