FICHAMENTO DAVID RICARDO
Ricardo reformula a teoria do valor-trabalho, levando em conta a utilização do capital técnico. Trata-se daquilo a que Ricardo chama de trabalho incorporado, que reúne ao mesmo tempo o trabalho direto necessário para fazer uma mercadoria e o trabalho indireto contido nas ferramentas, nos instrumentos e máquinas de que se servem os trabalhadores.
A busca da origem do valor pressupõe considerar essas duas dimensões do ato produtivo. Ricardo qualifica os bens não reprodutíveis as obras de artes, pois seus valores são determinados pela propensão que certos indivíduos revelam pela sua aquisição e os bens reprodutíveis são aqueles oriundos da indústria, cujo valor é ditado pelo recurso ao trabalho e ao capital.
Ricardo distingue igualmente duas espécies de preços: preço natural e preço corrente. O preço natural corresponde aos custos de produção: salários, compra de matérias-primas, uso do capital e o preço corrente é determinado pelo jogo da oferta e da procura no mercado. E considera que ambos tendem a se cruzar em médio prazo.
O preço natural do salário depende do preço dos mantimentos que permitem ao trabalhador reproduzir a sua força de trabalho e prover ao sustento da família: salário de subsistência. Quanto ao preço corrente do trabalho, depende do estado do mercado de trabalho. Quando a oferta de trabalho é superior à procura, o salário baixa e acontece o contrário quando a procura de trabalho é superior à oferta. A taxa de salário resulta do crescimento demográfico.
O aumento dos preços dos mantimentos provoca uma subida dos