Fichamento da obra "Ética e Pesquisa"
1. Dados da obra
A obra entitula-se "Ética e Pesquisa" e fez parte de uma Conferência proferida no XIV Congresso de Iniciação Científica, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente (SP), à 26 de Setembro de 2002.
2. Dados do autor
Paolo Nosella se licenciou em Filosofia na Itália, fez Mestrado e Douturado em Filosofia da Educação na PUC/SP. Atualmente é professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP. Trabalha também na revista Paulista de Educação.
3. Do que trata a obra
O tema que o artigo desenvolve esclarece os fundamentos histórico-filosóficos da relação entre as atividades de pesquisa e as obrigações morais ao longo da história, com destaque ao momento atual, isto é, a sociedade pós-industrial das duas últimas décadas do século XX que vive o pico da evolução científico-tecnológica, cujas consequências principais são a diminuição do trabalho fadigoso e a concentração da riqueza.
4. Considerações
O autor inicia a obra explicando os conceitos de "ética" e de "pesquisa"; relaciona os termos de acordo com os diferentes contextos históricos e com as opiniões diversas de filósofos e estudiosos. Paolo analisa o desenvolvimento da ciência pós-industrial como danoso à sociedade por desprezar os limites éticos da pesquisa; ele explicita inclusive que tais limites dependem da consciência individual e da consciência das sociedades civis e políticas, sendo a do pesquisador a mais determinante dentre todas. Além disso, o autor afirma ser a diminuição do trabalho fadigoso e a concentração da riqueza dois dos maiores problemas éticos da atualidade. Ele explica o quão necessárias são novas formas de distribuição dessas riquezas, mas que as mesmas sejam isentas de qualquer conotação assistencialista e politicamente interesseira. Sendo assim, o autor conclui reafirmando a inseparabilidade entre ética e pesquisa, estando as duas relacionadas desde a