Fichamento Cultura organizacional e Cultura Brasileira
“No mundo gerencial, a influencia da cultura nacional sobre a cultura organizacional adquire maior relevância [...]” (p. 38)
“Se existe mesmo relação direta entre a performance de uma organização e sua cultura. [...] a compreensão de nossas raízes se torna um pouco crucial no gerenciamento de nossas organizações.” (p. 39)
“É necessário considerar que as metodologias de análise de cultura organizacional usadas ou desenvolvidas no Brasil, baseiam-se, principalmente, em correntes norte-americanas. [...] Ao importarmos metodologias de análise de cultura organizacional, aprendemos como interpretar organizações individuais segundo metodologias que não pressupõem a cultura brasileira como pano de fundo, esquecendo que aspectos importantes da cultura da organização emanam de traços da cultura nacional.” (p. 39)
“Traços nacionais são como parte do inconsciente de cada indivíduo. [...]” (p. 39)
“Realmente, este Brasil heterogêneo e muitas vezes contraditório que encontramos em nosso cotidiano e em nossas organizações faz com que qualquer análise cultural tenda a ser extremamente diversificada em suas abordagens e formas.” (p. 40)
“[...] Segundo Edgar Schein (1987), culturas nacionais subculturas, assim como culturas organizacionais, são formadas por pressupostos básicos artefatos visíveis e outros conjuntos simbólicos. São esses pressupostos básicos que criam os valores de nosso cotidiano. [...] nas organizações, esses valores contribuem para criar parâmetros de como pensar, sentir e agir; por isso, desempenham papel fundamental para o sucesso das organizações. [...]” (p. 40)
“Para Omar Aktouff (1993), a cultura é um complexo coletivo feito de ‘representações mentais’ que ligam o imaterial e o material, a infra-estrutura e as superestruturas. [...]” (p. 40)
“Deciframos na organização o complexo ‘material-imaterial’, que forma a denominada ‘cultura