FICHAMENTO CRITICO LOBO DE W. STREET
Percepção de detalhes técnicos do filme
O filme mostra um pouco de como é a realidade da comercialização de valores mobiliários na bolsa de valores de Wall Street. Também revela os riscos que os investidores assumem ao adquirirem ações, haja vista, que a volatilidade é muito grande, isto porque, pode-se amanhecer afortunado e dormir totalmente desprovido de todo o investimento que se fez.
Pois bem, o filme também revela uma faceta critica, qual seja o da conduta dos corretores que estão a operacionalizar a venda e o consequente investimento dos clientes. Os mesmos fazem uso de artifícios enganosos e até fraudulentos, quando criam situações fictícias contactando clientes informando de valorização de ações de empresas quando na verdade nada disso estava acontecendo, bem como informando desvalorização para que os clientes se desfizessem ou mudasse de investimento e por ai vai, a mercê de suas ganancias.
Outro ponto bastante notável demonstrado pelo filme é a condição de vulnerabilidade na qual o investidor se encontra. Isto porque, com se não bastasse estarem na dependência dos corretores, ainda estão o tempo todo à mercê de fatores externos o qual nem os corretores nem as empresas que põem suas ações a venda tem o total controle; fatores como politica cambial nacional, intemperes, em fim toda uma conjuntura internacional, determinam o ritmo do andamento da solidez ou não das empresas que disponibilizam seus papéis no mercado de valores mobiliários.
O filme aborda também a classificação das ações. Vê-se com clareza ações as quais podem e são negociadas no mercado de valores - bolsas de valores, logo, formalmente legais e, ações que são negociadas na clandestinidade (ações tostão), logo fora do mercado de valores, por serem de baixo valor comercial, além de não passarem pelo crivo da formalidade legal.
É mostrado que as operações efetivadas nas bolsas