fichamento crimes e castigo
DOSTOIÉVSKI, Fiódor – Tradução de CASTRO, Luiz Cláudio de. Crime e Castigo. São Paulo: Publifolha, 1998
RESUMO DA OBRA:
A obra em análise narra à história de Raskolnikov, um jovem estudante da Rússia do século XIX, de origens pobres, mas de uma enorme ambição. Raskolnikov vive em uma trapeira miserável de São Peterburgo. È um homem introspectivo, cerebral, doente de idéias na qual passou a sofrer uma perturbação psíquica, causando assim, um forte sentimento de culpa que atormentava a sua alma. Tanto o Raskolnikov como os muitos indivíduos daquela sociedade, viviam sob condições degradantes, ou seja, era de família podre, embora ele fosse um ex-estudante de direito, tinha um poder aquisitivo baixo, sendo esse um dos fatores que o influenciou a cometer o ato ilícito. Ele era dependente da mãe, sendo que a mesma obtinha poucas condições, tal dependência causava atormento em sua vida. Com a miséria e condições precárias e a sua vontade de reiniciar sua vida acadêmica como sonhava. Na solidão de seu decrépito quarto de pensão é assolado por uma corrente de idéias progressistas e revolucionárias.
Parte I - Capítulo I
CAPÍTULO I
“Nos começos de julho, por um tempo extremamente quente, saía um rapaz de um cubículo alugado, na travessa de S..., e, caminhando devagar, dirigia-se à ponte de K...” ( P.2)
“Discretamente, evitou encontrar-se com a dona da casa na escada. O tugúrio em que vivia ficava precisamente debaixo do telhado de uma alta casa de cinco andares e parecia mais um armário do que um quarto. A mulher que lhe alugara, com refeição completa vivia no andar logo abaixo, e, por isso, quando o rapaz saía tinha de passar fatalmente diante da
porta da cozinha,