Fichamento Crescimento econômico e sustentabilidade - Gilberto Montibeller Filho
Gilberto Montibeller Filho
“O tema “crescimento e sustentabilidade” refere-se de fato à relação entre o crescimento econômico, o reflexo positivo deste na qualidade de vida da população e o cuidado com o meio ambiente. Trata-se, portanto, da sustentabilidade econômica, conjuntamente à social e à ambiental, isto é, da essência do paradigma do desenvolvimento sustentável”. (p. 82)
“[...] A economia tem se revelado e tem sido apontada, com maior ênfase em meados do século passado, como a vilã do meio ambiente”. ( p. 82)
“[...] Cientistas concluíam de suas análises que, de fato, isto acontecia e que era devido ao confronto entre as leis que regem a economia e as leis que regem os fenômenos naturais [...] A pressão sobre a natureza acelera os seus processos naturais — para a produção de bens que são recursos para o sistema produtivo. Além disso, a pressão se dá ao ser ultrapassada a capacidade de absorção ou de reciclagem natural de resíduos e de rejeitos advindos das atividades humanas de produção e de consumo. Portanto, a natureza e suas leis de produção e reprodução (os ciclos naturais), vê-se submetida às leis da racionalidade econômica”. (p. 82)
“[...] o movimento ambientalista soube avaliar a relação conflituosa que existe entre a economia e o meio ambiente e concluir que somente pressionada “desde fora” aquela adota comportamento menos agressivo à natureza”. ( p. 83)
“[...] O crescimento acompanhado de significativa melhoria da qualidade de vida humana é o que expressa o conceito de desenvolvimento econômico. Sob a bandeira deste conceito foram conduzidas as políticas públicas em quase todo o século que, afinal, teve como resultado não o desenvolvimento econômico, porém apenas o crescimento econômico (e isto não somente no Brasil)”. (p. 83)
“[...] A ação do poder público nesta área é a do estado regulador. Os governos criam leis que restringem a livre atuação dos empreendimentos econômicos, impondo