Fichamento correntes pedagógicas
Portanto, a citação acima mostra que a educação é um processo de produção de saberes, e através dela que os sonhos fluem para um mundo melhor, pois, ela é um elemento-chave no processo de mudança de uma sociedade, visto que a mesma está ligada a formação de cada indivíduo, sendo a grande parte de reconstrução de conhecimento “como dizem o homem não é além daquilo que a educação faz dele”.
“Por isso, vemos que cada dia que passa a educação abre um leque de reflexão cada vez mais amplo em relação a aprender. Pois, segundo o pedagogo alemão Hans-Jurgem diz que “crer significa aprender”, uma vez que a relação com Deus necessariamente deixa suas marcas no homem. Através desta relação o homem questiona a sua situação no mundo, pergunta pelo significado de sua vida, enfim, é desencadeado em processo de aprendizagem. Da mesma forma, na base da aprendizagem esta a predisposição de abrir-se ao novo.” Pag. 11.
Ao aprender o ser humano passa por caminhos diferentes significados, pois, o homem está sempre pressuposto ao novo, ao conhecimento diversificado, como diz Tomás de Aquino (Pag. 23) o verdadeiro aprender é sempre mais do que assimilar ou repetir sinais (palavras ou gestos), mas é um processo que, passando pelos sentidos e pela intelecção, acontece de dentro para fora.
Todavia, “A educação também não precisa inventar nada”, ela é mais precisamente um exercício da adaptação, à sabedoria da natureza. Ao educador, cabe a tarefa de escutar esta sabedoria para realizar a sua arte de ensinar bem” (Pag. 28)
Diante da citação acima, percebe-se que o educador é uma parte fundamental para o repasse do conhecimento basta ele adaptar tudo que o educando traz de conhecimento prévio, para sim transformá-lo em um saber