Fichamento, Contratualismo, BoBBio
Instituto de Economia
Bacharelado em Relações Internacionais
Disciplina: Politica Professor: Aldo Duran Gil
Aluna: Tamiris Gonçalves Almeida Matrícula: 11121RIT020
Fichamento: Dicionário de Política (Contratualismo)
I- Para uma definição do Contratualismo
De acordo com o texto, pode conceituar-se o Contratualismo de duas maneiras: em um sentido amplo e em um sentido restrito. A primeira forma, sentido amplo, abarca todas as teorias que acreditam que o fim do estado natural se dá a partir de um contrato, e que este origina a sociedade, o estado social e político. Já o segundo conceito, sentido restrito, define o Contratualismo como uma escola que nasce na Europa, entre o século XVII e XVIII, e tem como seus principais representantes autores como: Hobbes, Kant, Locke, Rousseau e outros.
Existem divergências sobre a real existência do estado de natureza, enquanto alguns teóricos afirmam que este é um fato histórico ocorrido, há, também, os que dizem que o mesmo é uma mera hipótese lógica, enquanto outros autores enxergam o contrato como um instrumento de imposição de limites a quem detém o poder.
Quanto à origem do contrato existem três níveis de explicação: o primeiro diz que o homem possui necessidades que o instiga a buscar, em consenso, a vida em sociedade; o terceiro nível diz que o contrato surge de acordo com a coerência histórica do país; o segundo nível retrata o predomínio do elemento jurídico, para os teóricos que seguem esta linha de pensamento é no direito em que se vê a única forma de racionalizar as relações sociais.
As ordens do poder devem ser sempre legitimadas racionalmente, visto que ela se fundamenta no consenso dos indivíduos, fonte da lei.
II- O estado de natureza, as necessidades do homem e a divisão do trabalho O estado de natureza é um