FICHAMENTO COM CAPA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERREGIONAIS DO CONTINENTE AMERICANO
PROFESSOR: GERSON MENEZES
ALAÉRCIO OLIVEIRA
FICHAMENTO DO LIVRO “EL ENCUBRIMIENTO DEL OUTRO” – ENRIQUE DUSSEL
FOZ DO IGUAÇU
2015
A primeira parte do livro, o autor visa buscar e dar visão ao mito da modernidade, a partir da perspectiva eurocêntrica. Portanto faz-se através de conferencias curtas que apenas indicam os temas, da uma visão de como a Europa tornou-se o “centro” do mundo em uma fase do nascimento e da evolução primeira da modernidade.
A Europa julgando ser a melhor, o texto citado mostra de uma maneira paradigmática. Pois na observação geral a Ásia assume um papel inicial, preparatório, inocente no desenvolvimento da história mundial. Pois bem, vamos observar como a história se move do oriente para o ocidente, era necessário tirar primeiro a America latina e a áfrica. Pensando assim pode se dizer: “O começo e o fim da historia é a Europa”.
Já na segunda parte, observa-se certo limite crítico e, portanto muda o enfoque para buscar outra maneira de analisar o “mito da modernidade”.
A primeira conferência citada em Frankfurt fala da visão eurocêntrica. (América e áfrica, com bastante influência entre as três, por culpa da igreja católica) e Ásia não passa de coadjuvantes especialmente na visão hegeliana.
E o mesmo observa na parte sul da Europa, pois teria a maioria de povos mouros (muçulmanos), lugar este que incluía a Espanha e Portugal, importantes reinos, devido ao pioneirismo e expansão do mundo até então conhecido.
“A Europa com uma cristandade moderna, por outro lado nada tem a aprender com outros mundos, outras culturas. Pois acredita em um principio de si mesma e a sua plena satisfação”.
A segunda convenção ou conferência trata da invenção ao descobrimento relacionado ao novo mundo, que começa com a chegada de Cristovão Colombo, pois o navegador acredita fielmente ter feito a