Fichamento Capítulo 5 ;a República
1. Registro de dados bibliográficos
2. Tema (mensagem central do texto)
PLATÃO. A República. Edição: Victor Cívita. Tradução: Enrico Corvisieri. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1997.
O livro V fala sobre a vida ideal de cada classe.
3. Conteúdo fichado
Livro V
“Sócrates — Repito, pois, uma tal forma de governo boa e correta, tanto para a cidade como para o homem, e julgo as outras más e defeituosas, se aquela for correta, quer objetivem a administração das cidades, quer a organização do caráter no indivíduo. Estas formas de governo são representativas de quatro modalidades de vícios.” (p. 149)
“Adimanto — Sim, certamente. Mas essa razão, como todo o resto, necessita de explicações. Que caráter terá essa comunidade? Pois há muitas possíveis. E necessário esclarecer qual é aquela a que te queres referir. Faz muito tempo que aguardamos que nos fales acerca da procriação dos filhos — como se processará e como, após o nascimento, eles deverão ser educados — e que expliques sobre a comunidade das mulheres e das crianças a que te referes. Porque estamos convencidos de que a resolução que será tomada a esse respeito acarretará importantes consequências. Agora, que passas a examinar outra forma de governo sem nos teres esclarecido satisfatoriamente sobre estas questões, decidimos não te deixar prosseguir antes que tenhas explicado tudo isto, da mesma forma que procedeste com os outros assuntos.” (p. 149)
“Sócrates — Precisamos voltar atrás e dizer o que talvez eu devesse ter dito na ocasião apropriada. Contudo, talvez seja conveniente que, depois de havermos determinado com precisão o papel dos homens, determinemos agora o das mulheres, principalmente por ser isto que desejas. Para homens por natureza e educação tais como os descrevemos, não existe, julgo eu, posse e uso legítimos dos filhos e das mulheres senão pelo caminho em que os orientamos no início. Pois, de certa maneira, procuramos fazer deles os guardiães de um rebanho.” (p. 151)