Fichamento cap 24 e 25 o capital k.marx

2824 palavras 12 páginas
MARX, Karl. O CAPITAL. – O processo de Acumulação do Capital, Capítulo XXIV – A Assim Chamada Acumulação Primitiva.

1. O segredo da acumulação primitiva
A acumulação do capital, porém, pressupõe a mais-valia, a mais valia a produção capitalista, e esta, por sua vez, a existência de massas relativamente grandes de capital e de força de trabalho nas mãos de produtores de mercadorias. Todo esse movimento parece, portanto, girar num círculo vicioso, do qual só podemos sair supondo uma acumulação “primitiva” (...) precedente à acumulação capitalista. (MARX, p. 261)
Desde o início, o direito e o “trabalho” têm sido os únicos meio de enriquecimento (...). Dinheiro e mercadoria, desde o princípio, são tão pouco capital quanto os meios de produção e de subsistência. Eles requerem sua transformação em capital. (...) duas espécies bem diferentes de possuidores de mercadorias têm de defrontar-se e entrar em contato; de um lado, possuidores de dinheiro, meios de produção e meios de subsistência (...) do outro, trabalhadores livres, vendedores da própria força de trabalho. (MARX, p. 262)
A relação-capital pressupõe a separação entre os trabalhadores e a propriedade das condições da realização do trabalho. (...) o processo que cria a relação-capital não pode ser outra coisa que o processo de separação de trabalhador da propriedade das condições de seu trabalho,(...). A assim chamada acumulação primitiva é, portanto, nada mais que o processo histórico de separação entre produtor e meio de produção. (MARX, p. 262)
O ponto de partida do desenvolvimento que produziu tanto o trabalhador assalariado quanto o capitalista foi a servidão do trabalhador. (MARX, p. 263)
2. Expropriação do povo do campo de sua base fundiária
Os trabalhadores assalariados da agricultura consistiam, em parte, em camponeses, que aproveitavam seu tempo de lazer trabalhando para os grandes proprietários(...) Também estes eram, ao mesmo tempo, de fato camponeses economicamente autônomos, (...) Em todos

Relacionados

  • A ilha deserta
    146269 palavras | 586 páginas