fichamento blogs
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Gilson De Souza Faria Junior
Trabalho da disciplina Comunicação nas Organizações
Tutor: Prof. ANA SHIRLEY DE FRANCA MORAES
Valença - RJ
2015
Estudo de Caso:
Comunicação nas Organizações
Blogs na Dresdner Kleinwort Wasserstein
REFERÊNCIA: MCAFEE, Andrew; SJOMANA, Anders. Harvard Business School. 07 de Novembro de 2006.
O texto refere-se a ideia de J.P. Rangaswani, superintendente do banco de investimentos, o Dresdner Kleinwort Wasserstein, que é introduzir a utilização de blogs como instrumento de informação, tanto interno, para os funcionários e colaboradores, como externo, para os clientes do banco e público em geral, tendo como ideia principal, a disseminação dessa tecnologia, por ele considerada um ótimo meio de transferência de conhecimento e opiniões, sempre com o intuito de melhorar a relação entre os colaboradores e os setores da empresa.
Segundo o autor, um dos problemas encontrados, seria convencer a equipe de executivos, é que, por serem também blogs externos, com livre acesso à internet, e por serem considerados comunicações espontâneas, a supervisão e o controle das informações ficaria de difícil controle.
O autor faz um resumo, contando a história da origem dos blogs. Estes, começaram a ser empregados em a partir de 1997 (termo este sendo uma contração da palavra weblog), onde eram usados por pessoas comuns que inseriam textos, links, colocavam fotos. Em dezembro de 2002, após uma manifestação racista de um líder do senado americano, teve-se a clara ideia do poder do blog, pois este renunciou dias depois a continuidade do assuntos específico sem a pressão de prazos da mídia tradicional, o fornecimento de materiais de pesquisa, apoio e links externos, e a ausência de restrição de espaço para a inclusão de informações, mostraram alguns aspectos importantes dos blogs nessas situações.
Em 2005, com milhões de blogs