Fichamento BBVA Compass
MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
Fichamento de Estudo de Caso
Michelle Calmon Senna
Trabalho da disciplina MARKETING Tutor: Prof. Edmilson Jerônimo Oliveira
Vila Velha
2015
Estudo de Caso :
MARKETING
BBVA Compass: alocação de recursos de Marketing
REFERÊNCIA: Caso LACC # 513-P07 é a versão traduzida para Português do caso # 511-096 da HARVARD BUSINESS SCHOOL.
Em 2004 o BBVA entrou no mercado Norte-Americano por meio da aquisição do banco Valley, oferecendo serviços bancários voltados para os imigrantes mexicanos. Foi crescendo por meio de várias aquisições como a compra em 2007 do banco Compass e em 2009 do Guaranty Bank, se tornando então nos Estados Unidos o BBVA Compass.
Ampliaram o seu público alvo, procurando consumidores identificados como empenhados, que são agressivos e ansiosos ao mesmo tempo ao lidar com seu dinheiro. Clientes entre 25 a 54 anos, com uma renda anual de mais de 75 mil dólares e necessidades financeiras que incluísse outros produtos como empréstimos e investimentos. E assim passaram a ocupar o 15° lugar da lista de bancos comerciais por fatia de mercado, sendo de grande importância na região do Cinturão do Sol dos EUA, que vai da Califórnia a Flórida.
O BBVA Compass era considerado pequeno, mas o crescimento era constante. E de acordo com o diretor de Marketing do banco o Sr. Franck Sottosanti, o objetivo era tornar o BBVA Compass um dos 10 bancos mais importante nos EUA. E para isso contava com um bom planejamento, pois ele mesmo dizia que: “Somos pequenos o suficiente para oferecer soluções customizadas e grande o suficiente para oferecer inovações revolucionárias”.
Em Dezembro de 2010 o Sr Sottosanti reuniu pessoas de grande importância para discutir sobre a alocação do orçamento de publicidade do banco para o próximo ano.
O objetivo da reunião era rever o desempenho atual e assim ter a certeza de que o valor gasto com o marketing fosse