FICHAMENTO Artes
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ARTES VISUAIS
PROFESSORA: ALEXANDRINA ALVES NICODEMOS PERREIRA
ALUNA: ETIANNE COSTA DA SILVA
RA: 10714
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. / Referencial curricular nacional para a educação infantil — Brasília: MEC/SEF, 1998. p 83–114.
FICHAMENTO
Introdução
1. As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. A criança pode utilizar das Artes visuais para expressar experiências sensíveis. (p. 85)
Presença das artes visuais na educação infantil: ideias e práticas correntes.
2. Princípios que reconhece a arte da criança como manifestação espontânea e auto expressiva: valorizar a livre expressão e a sensibilidade, propostas centradas nas questões do desenvolvimento da criança. (p. 87)
3. O desenvolvimento artístico é resultado de formas complexas de aprendizagem e. não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce. (p. 88)
4. Pode-se identificar espontaneidade e autonomia na exploração e no fazer artístico das crianças, seu trabalhos revelam muito mais. (p. 88)
5. As Artes Visuais tem estrutura e características próprias, que se dão por meio da articulação dos seguintes aspectos: fazer artístico, apreciação e reflexão. (p. 89)
A criança e as Artes Visuais
6. Pensando no desenvolvimento criativo da crianças deve-se trabalhar de forma integrada o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição. (p. 91)
7. No processo de aprendizagem em Artes Visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagem, relação com a natureza, motivação interna e ou externa. (p. 91)
8. No final do primeiro ano de vida, a criança já mantem ritmos regulares e produz seus primeiros traços. É a fase do rabiscos, das garatujas. (p. 91)
9. A garatuja para a criança não e um simples desenho, ela sente prazer ao constatar os