Fichamento apontamentos sobre a pesquisa em direito no brasil
Professor : Dr. Carlos Eduardo Soares de Freitas
Aluna: Amanda Sobreia
Direito 1˚ Semestre
Obra: Apontamentos sobre a pesquisa em Direito no Brasil.
Autor: Marcos Nobre.
Dados da obra: Escrito pelo Prof. Marcos Nobre (UNICAMP/CEBRAP) como mote para o Simpósio ‘O que é pesquisa em Direito’, organizado por Paulo Todescan Lessa Mattos em 2002, marco inicial das atividades da Coordenadoria de Pesquisas e Publicações da EDESP.
Ideia principal: Discussão sobre o significado da Pesquisa em Direito no Brasil. ‘O artigo apresenta um diagnóstico da situação da pesquisa em Direito no Brasil, buscando caracterizar a concepção de pesquisa vigente nesse campo disciplinar. Enfoca-se em particular a condição de extrema distinção entre prática, teoria e ensino jurídicos no país’. NOBRE, Marcos. Apontamentos sobre a Pesquisa em Direito no Brasil. Página 1.
Resumo: Em ‘Apontamentos sobre a Pesquisa em Direito no Brasil’, Marcos Nobre apresenta um diagnóstico sobre o fato de a pesquisa jurídica no Brasil não ser tão desenvolvida quanto as outras áreas de ciências humanas, partindo de dois fatores: o isolamento do Direito em relação as demais, e a confusão entre prática jurídica, teoria jurídica e ensino jurídico. O problema que vem sendo sistematicamente identificado nas análises sobre a questão, é o fato de o ensino jurídico estar fundamentalmente baseado na transmissão dos resultados da prática jurídica, advogados, juízes, promotores e procuradores, e não em uma produção acadêmica desenvolvida segundo critérios de pesquisa científica. O autor aponta uma concepção alternativa de pesquisa jurídica, que possa dotar-lhe de um alto padrão científico e romper com o modelo hoje vigente.
Conclusão: Marcos Nobre conclui seu texto falando sobre países como Alemanha, que investem maciçamente nas pesquisas acadêmicas, ressaltando o fato de que o Brasil precisa exatamente desse tipo de investimento, e dessa preocupação com as