FICHAMENTO: ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 7ª Ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2013.

2510 palavras 11 páginas
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE COLETIVA
FICHAMENTO
FICHAMENTO: ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 7ª Ed. Petrópolis. RJ: Vozes,
2013.
Assunto: Reflexões sobre as práticas pedagógicas
Nome: Mônica de Freitas Paradela

PARTE I
Professores & professauros (um exercício de ficção)
“Quanto ao ano letivo: Para os professores, uma oportunidade ímpar de aprender e crescer, um momento mágico de revisão crítica e decisões corajosas; para os professauros, o angustiante retorno a uma odiosa, o eterno repetir amanhã tudo quanto de certo e de errado se fez ontem.” (P.13)
“Quanto à vida que se vive e os sonhos que se acalanta: Para os professores, desafios a superar, esperanças a aguardar, conhecimentos para cada vez mais se aprender, a fim de se fazer da arte de amar o segredo do viver; para os professauros, a rotina de se trabalhar por imposição, casar por obrigação, fazer filhos por tradição, empanturrar-se para depressa se aposentar e quanto antes morrer.” (P.14)

Nem todos os dinossauros estão extintos!
“Era assim que se pensava “aula” há trinta anos. O professor era o centro do processo de ensino e o aluno apenas um receptor de saberes que, aula a aula, ia acumulando.
(...)” (P.15)
“Nesses trinta anos o ano mudou, a medicina evoluiu, a tecnologia avançou, os transportes se aceleraram. Mas ainda existem aulas em que o professor é o centro do processo de aprendizagem. Nem todos os dinossauros forma extintos.” (P16)

Da centralização do ensinar para a centralização do aprender
“Durante muitos anos acreditava-se que o professor deveria ser o centro do processo de aprendizagem e, o aluno; apenas um receptor que somente aprenda quando se sentia apto para repetir as lições que memorizava.” (P.17)
“(...). O movimento da Escola Nova estava chegando e fazendo um grande barulho.
1

Apenas alguns dinossauros não escutaram e continuam a não escutar” (P.17)

O movimento da

Relacionados