Fichamento 2 Planejamento
Heloisa Soares de Moura Costa
O artigo de Heloisa Soares busca uma reconciliação sobre o tema do desenvolvimento urbano sustentável com base em análises urbanas e ambientais, na formulação da teoria e de proposta de intervenção do planejamento urbano.
Mas o que é desenvolvimento urbano sustentável? A autora busca mostrar qual é o seu significado e o que isso simboliza. De acordo com ela, análises de processos urbanos recentes mostram que a questão urbana deixou de ser ou perdeu a importância para tais análises, questões ligadas a raça, gênero e diversidade cultural passou a ser tema prioritário. Desta maneira, restringiu-se a dimensão ambiental da análise urbana. Aspectos mais técnicos e objetivos como práticas políticas, análises dos movimentos sociais, questões sanitárias e ambientais como lixo, água e poluição deixaram de ser informações relevantes. A autora denomina esse tipo de acontecimento como “ponto cego”. A análise entorno do desenvolvimento sustentável busca eliminar tal “ponto cego”. Os estudos ambientais que são realizados atualmente, não tem real preocupação com o meio ambiente em si e em grande escala. A maior parte desses estudos ambientais tem como objetivo pequenas comunidades rurais, com forte tradições culturais.
Há duas ou três décadas atrás, era fácil reconhecer o “urbano” como tema principal de um estudo, mas hoje, essa nitidez não é tão clara ou desejada. Com o rápido crescimento e desenvolvimento das cidades, outros aspectos passaram a ter mais importância, isso aconteceu devido ao modo de vida urbano-industrial que gira em torno do capitalismo.
Recentemente, o conceito sobre o desenvolvimento sustentável tem sido utilizado em debates. Mas esse tema ainda requer precisão de conteúdo pois tem tido diversas definições. Essa expressão requer conhecimento tanto de desenvolvimento quanto de sustentabilidade.
Para Harvey, o conceito de sustentabilidade “é um debate sobre