FICHAMENTO 1
Gênero: Fichamento de leitura
Aluno: LETÍCIA ALVES DE OLIVEIRA
Professora consultora: Maria Cristina Leite Gomes
Área: Filosofia
IGLÉSIAS< Maura. Pré-socráticos: Físicos e Sofistas. In: REZENDE, Antonio (org.). Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 19 – 48.
A filosofia nasceu na Grécia, e os primeiros filósofos foram chamados de físicos, ou de sábios, por saberem explicar os fenômenos naturais. De acordo com os primeiros filósofos, o principio da natureza material é o único que existe.
Para Tales, o fundador desse tipo de filosofia, o principio é a agua; Já que o alimento de todas as coisas são úmidos, Anximandro, acha que é o infinito, sendo ele então, indeterminado. Para Anaximene, é o ar, pois ele difere-se pelo grau de rarefação e de densidade.
Os pitagóricos, assim chamados os membros da escola fundado por Pitágoras de Samos, acreditavam que o principio das coisas são os números. Para eles os números. Para eles os números são por natureza os primeiros de tudo, antes mesmo do fogo, da agua e da terra. É evidente que eles também acreditavam que os números eram elementos de tudo, não apenas nas matérias das coisas, mas também nas modificações.
Heráclito afirmava que só podia fazer ciência das coisas que se modificavam, já Parmênides tinha o pensamento oposto, acreditava que só poderia fazer ciência daquilo que não se modificava.
Os atomistas foram Leucipo e Demócrito e para eles seres são átomos infinitos em números e formas.
Sofista deriva de ser sábio, e se conclui que para ser um bom Sofista deve ser um bom educador, único, verdadeiro e capaz.
O texto encontra-se disponível na Web Aluno da Faculdade Dom Bosco, Campus Marumby.