Ficham,ento

1806 palavras 8 páginas
Primeiro capítulo: Breve sociologia do professor virtual (pp.16)
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
“[...] A educação também pode ser a chave para uma vida melhor, nem que se para isso seja preciso mudar radicalmente a sociedade em que se vive – isso do ponto de vista das sociologias “transformadoras”. ”(p.16) Segundo capitulo: Sociedade, Educação e vida moral (pp.17-29)
“O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? [...] A sociedade faz o homem na mesma medida que o homem faz a sociedade.” (p.17 - 18)
“[...] É como se houvesse dois de nós mesmos: um ser individual, em cuja cabeça existem estados mentais referentes apenas a nossa pessoa, a nossa vida como indivíduos, e ao mesmo tempo, um ser social. ‘’[...](p.22)
“[...] As representações coletivas, assim, são exteriores ás consciências individuais; elas não derivam dos indivíduos considerados isoladamente, mas de sua cooperação.” (p.22)
“A divisão do trabalho, para Durkheim, é a solução pacifica da luta pela vida. Em vez de matar uns aos outros por causa da competição que seriam obrigados a empreender com seus semelhantes na luta pela sobrevivência ,os seres humanos diferenciam-se.”(p.25)
“É isso que nos permite viver sociedade, é isso que permite que a sociedade viva em nós e é isso que permite á sociedade continuar viva: sermos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Só a educação pela qual passamos é capaz de nos fazer assim. E é por isso que a educação é um processo social”. (p.29) Terceiro capítulo: Sociedade, Educação e Emancipação (pp.31-49)
“A obra do alemão Karl Marx marcou como um corte de navalha o pensamento ocidental do século XIX. Seu objeto de pesquisa fundamental, pra não dizer o único, foi a sociedade capitalista de seu tempo.”(p31 – 32)
“As relações de propriedade, portanto, são à base das desigualdades sociais, na medida em que a divisão do trabalho possibilitou a existência de homens que trabalham para os outros, por que o

Relacionados

  • Prgrama disciplinas
    35525 palavras | 143 páginas