ficha
A
A
A
Tradição
Etiqueta: sabe pôr a mesa
Pratos, copos e talheres têm um lugar certo à mesa. Aprenda, passo a passo, como dispô-los de acordo com as regras de etiqueta. Use este guia prático para ter uma mesa fantástica já neste Natal
2008/10/29 00:41Redacção
Embora pareça que pôr a mesa com rigor não passa de um quebra-cabeças. Basta aprender algumas regras básicas que podem ser seguidas em todas as ocasiões - seja um jantar formal ou uma refeição do dia-a-dia.
Em ocasiões formais, aposte em pormenores como a toalha e a qualidade da louça e talheres; nas refeições quotidianas ou menos formais elimine alguns elementos de forma a conseguir uma mesa mais descontraída. Venha daí. Nós explicamos tudo.
Prato principal. Comece a pôr a mesa sempre pelo prato principal (coloque-o a 2,5 cm do bordo da mesa), que servirá de referência para dispôr o resto da louça, copos e talheres. Partindo do prato principal vai precisar de cerca de 50 centímetros para cada lugar. Para que os seus convidados não fiquem apertados conte, no mínimo, com 70 cm para cada pessoa. Se puder afastá-las mais, melhor ainda. Por debaixo do prato principal pode colocar um marcador, um prato ligeiramente maior que impede que o calor dos pratos estrague a mesa e que a torna mais bonita.
Prato para entrada. Se servir uma entrada - sopa ou salada, por exemplo - coloque o prato de sopa ou de sobremesa sobre o principal.
Talheres. Coloque na mesa todos os talheres que vão ser utilizados durante a refeição. Regra nº um: os garfos ficam sempre do lado esquerdo e as facas do lado direito. A colher de sopa fica do lado direito, ao lado das facas. Regra nº dois: os talheres dispõem-se com o cabo alinhado e de acordo com a ordem dos pratos, começando de fora para dentro. Ou seja, os talheres que ficam mais próximos do prato serão os primeiros a ser usados. Os garfos colocam-se com os dentes para cima, as facas com a serra voltada para o prato e a colher com a parte côncava para cima.