Ficha nº 19, 11º ano, C. de Actividades O tempo da História
Conjunto 1
1. O entusiamos manifestado pelo Marquês de La Fayette foi devido á sua participação na Guerra da Independência Americana, como defensor da liberdade, trabalhando para a felicidade dos americanos como mostra o Doc.1.
2. Os doc.2 e3 mostram que “a felicidade da América também se estendeu à França” porque esta imagem mostra o poder da Liberdade e a um princípio de Igualdade, um acto que assinala a abolição dos privilégios feudais em França, juntamente com a constituição em Setembro de 1781. Deve-se principalmente à vitória da América.
3. As tendências do Liberalismo português presentes nas palavras do Cardeal-patriarca de Lisboa remetem para a sua posição relativamente à Carta Constitucional, foram vários os textos sobre as Constituições que os liberais legitimaram o seu poder político, no doc.4. mostra o “direito de dispor da nação e dos seus direitos.”.
4. A publicação da Carta de Lei de 15 de Abril de 1835 relaciona-se com a venda de bens nacionais para que os valores das importações não diminuíssem devido à situação económica a que se vivia durante o seculo XIX.
5. As Revoluções Liberais ocorridas entre os finais do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX marcaram principalmente uma época de mudança nos Estados Unidos da América, o afrontamento entre abolicionistas e esclavagistas intensificou-se, quando o congresso dos Estados Unidos declarou a intenção de proibir a escravatura nos novos territórios, convertidos em novos Estados. As transformações politicas e socioeconómicas sucedidas na Europa como é o caso de França também se refere à desigualdade dos direitos humanos, onde surgiram os primeiros debates em torno da escravatura e tiveram lugar na Assembleia Constituinte francesa, também não se atreviam a pôr em causa um sistema económico, no qual consideravam repousar a prosperidade da França.
É em Portugal que a problemática da abolição da escravatura se gravitou, essencialmente em