Ficha literária do livro: A História de Uma Folha.
A História de Uma Folha.
Autor:
Leo Buscaglia.
Gênero:
Crianças e adultos.
Editora:
Record.
Narrador:
Observador.
Fatos: (Principais)
Quando a folha Daniel diz como ocorrem as estações do ano, e também quando ele explicou para as outras folhas como morrem. Elas morrem quando caem das árvores.
Lugar:
Esta história acontece em uma das árvores. Entre seus galhos.
Tempo:
Cronológico.
História do livro:
Era uma vez uma árvore que estava cheia de brotos. Todos os galhos eram grandes, e surgia uma folha.
A folha ficou cercada por centenas de outras folhas, iguais a ela. Tinha uma folha que se chamava de Alfredo que era a folha mais próxima. Outra era Mário que ficava a sua direita. Uma que se chamava Clara que era a linda folha por cima. E todos cresceram juntos.
Daniel era seu melhor amigo. E essa folha era a maior no galho. Ela achava Daniel sábio, ele explicava de tudo para ela.
Todos eles di tardezinha, ficavam observando as crianças brincando em torno da árvore.
As árvores ficavam todas coloridas no outono, não restava nenhuma folha verde. Alfredo se tornou de um amarelo intenso. O Mário adquiriu um laranja brilhante. A Clara virou de um vermelho ardente. O Daniel estava púrpura. E a folha ficou vermelha, dourada e azul. Todos estavam lindos coloridos. Um dia aconteceu uma coisa muito estranha. A brisa que no passado, os fazia dançar começou a empurrar e puxar suas hastes, quase como se estivesse zangada. Quase todas as folhas foram arrancadas pela brisa. Todas elas ficaram assustadas.
Quando Daniel explicou como as folhas morressem, só quando caiam e quase todas as folhas foram caindo de levezinho até chegar ao chão. No fim daquela tarde, na claridade dourada do crepúsculo, Daniel se foi. E caiu a flutuar. Precisa sorrir enquanto caía.
- Adeus por enquanto – disse ele á folha.
E, depois, a folha ficou sozinha, a única que restava em seu galho.
A neve que caia na