Ficha limpa
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado evidencia a importância e aplicabilidade da sustentabilidade nas empresas, na sociedade e no meio ambiente.
Sustentabilidade é a qualidade de ser sustentável, aquilo que se pode suportar e manter suportável. Mais que um termo ou um adjetivo, a sustentabilidade é uma condição fundamental para a manutenção do modo de vida atual do homem e para a perpetuação de seus empreendimentos. É a capacidade de um indivíduo ou de um grupo se manterem inseridos em um ambiente suprindo as suas necessidades atuais sem afetar a capacidade desse ambiente prover os insumos para as sociedades do futuro
Do ponto de vista corporativo, para ser sustentável, um empreendimento precisa ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
.O conceito de “sustentabilidade” surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
As atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.
O desenvolvimento sustentável sugere a qualidade em vez da quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ISE BOVESPA
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência