Ficha leitura - o cerebro de broca
Título da obra: O CÉREBRO DE BROCA
Autor(es): Carl Sagan Data da Publicação:
Editora: Gradiva Local da Edição: Data da Edição: Edição nº.: Nº de páginas:
Data de leitura: Palavras-chave:
Observações: Capitulo II – Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal Capítulo IV – Em louvor da ciência e da tecnologia
CAPÍTULO II
PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL
A ciência é vista, não como um conjunto de conhecimentos mas, como uma atitude fundamentalmente reflexiva, a partir da liberdade de pensamento, da experiência e da análise crítica, no sentido de entender o mundo e as relações entre as coisas. A percepção humana é preconceituosa e limitada mas a prática do hábito de pensar conduz ao aperfeiçoamento.
Os seres humanos, de todos os tempos e culturas, sempre se questionaram e procuraram descobrir regularidades, leis naturais, na tentativa de entenderem o universo. Contudo, este é de tal forma complexo, relativamente às capacidades do cérebro humano, que impossibilita completamente o seu conhecimento total.
Mas, o que faríamos, como seria uma sociedade que detivesse o conhecimento absoluto? Provavelmente o universo, como ele é, está à medida do ser humano.
[126 palavras]
CAPÍTULO IV
EM LOUVOR DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Por vezes, os grandes desenvolvimentos científicos dão-se de forma acidental e imprevisível, por uma ideia intuitiva. Algumas dessas “intuições” trouxeram largos benefícios à humanidade e conduziram também à sociedade globalizada em que vivemos hoje.
No entanto, algum conhecimento também foi prejudicial e destrutivo o que conduziu a uma certa reflexão sobre os benefícios da ciência e a uma certa nostalgia por uma vida mais simples.
O que se questiona não é a ciência (pois a ciência enquanto tal só pode ser útil e trazer bem estar à humanidade no seu conjunto) mas, que ciência? Controlada por quem? Em beneficio de quem?
[101 palavras]
COMENTÁRIO
A