ficha de segurança
ÁCIDO CLORÍDRICO
Classificação de perigo: C – Corrosivo
Principais perigos:
Corrosivo. Reage violentamente com bases fortes. Em contacto com metais libera hidrogênio, podendo formar misturas explosivas com o ar.
Sintomas e efeitos para a saúde humana
Provoca queimaduras graves e dolorosas em contacto com a pele, olhos e mucosas.
A inalação dos vapores provoca tosse, sufocação, irritação do trato respiratório, edema pulmonar e colapso cardiovascular.
A ingestão provoca queimaduras dolorosas (boca, garganta, esôfago e estômago), vômitos, diarreia e estado de choque com risco de perfuração do trato gastrointestinal e colapso cardiovascular.
PRIMEIROS SOCORROS
Inalação
Remover o sinistrado para zona arejada. Avisar imediatamente o médico. Se o paciente respira normalmente, conserva-lo apenas quente em descanso e em posição confortável. Administrar oxigênio se a respiração se efetuar com dificuldade. Efetuar respiração artificial se o paciente não respira e aplicar oxigênio após a sua recuperação. Na irritação da garganta, a administração de leite pode aliviar o desconforto. Na tosse persistente dá bom resultados a administração de um estimulante suave como chá ou café.
Contacto com a pele
Retirar vestuário contaminado debaixo de um chuveiro de emergência. Lavar imediata e abundantemente a pele exposta com água. Não utilizar neutralizantes. Secar com toalha sem esfregar. Evitar o resfriamento do sinistrado, cobrindo-o com roupa macia. Consultar um médico.
Contacto com os olhos
Com as pálpebras abertas, lavar imediata e abundantemente com água (mín. 10 min.). Consultar imediatamente um médico.
Incompatibilidades
Evitar contacto com metais, bases fortes, agentes oxidantes, carbonetos, sulfuretos, hipoclorito.
Materiais recomendados para Armazenamento Poliéster reforçado, polietileno, polipropileno, PVC, aço ebonitado ou grês.
FICHA DE SEGURANÇA
ÁCIDO SULFURÍCO
Classificação de perigo: C – Corrosivo
Principais