Ficha de leitura
António Lobo Antunes
(Obra completa, edição Ne varietur)
Referência Bibliográfica:
Autor: António Lobo Antunes
Ano de publicação: 2012
Edição: 1ª
Título da obra: Não é meia-noite quem quer.
Local da Edição: Lisboa
Editora: D.Quixote
Elementos paratextuais:
Capa: Grafismo simples com titulo em letras médias, com o nome do autor grande em baixo.
Imagem de uma mulher loira na casa dos 25 anos, arrojada, com um fundo de uma árvore à sua frente.
A imagem está em tons de sépia.
Contracapa: Original de ALB, branca, com o nome do autor na parte superior a preto e em letras grandes e depois, todas as obras publicadas por este.
Abas: Em tons de dourado, apresenta o nome do autor, o nome do livro e o símbolo da editora, em preto.
Informações sobre o autor:
António Lobo Antunes (Lisboa, 1 de Setembro de 1942) é um escritor e psiquiatra português.
Proveniente de uma família da alta burguesia, foi criado em Lisboa, e licenciou-se em Medicina, optando pela especialidade de Psiquiatria. Entre 1971 e 1973 viveu em Angola, onde participou, como tenente médico do Exército, na Guerra do Ultramar. Posteriormente exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, até 1985. Iniciou a sua carreira literária em 1979 com a publicação de “Os Cus de Judas”. São inúmeras as obras da sua autoria, desde “Explicação dos Pássaros” (1981), ou “A Morte de Carlos Gardel” (1994), até ao “Terceiro Livro de Crónicas” (2006), entre outros.
Recebeu o prémio Internacional União Latina, o Prémio Ovidius, da União dos Escritores Romenos (2003), o Prémio Jerusalém (2004), o Prémio José Danoso (2006) atribuído pela Universidade De Talca (Chile), e o prémio Camões em 2007.
Obra lida:
O enredo do livro desenvolve-se em três dias, sexta-feira, sábado e domingo. Uma mulher com perto de cinquenta anos vai passar um fim-de-semana na casa de férias da família, numa praia não identificada. A casa, modesta, foi vendida e ela quer despedir-se da casa, mas também