Ficha de Leitura
Obra: A lua de Joana. Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez.
Número de páginas: 157.
Personagem principal: Joana. Jovem da alta sociedade, que vive com os pais, irmão e avó. Passa grande parte do tempo na sua lua que lhe foi oferecida no seu aniversário, pendurada no centro do teto em seu quarto.
Personagens secundários: Marta, melhor amiga de Joana. É uma jovem que se envolveu com um grupo de amigos "punks" e acabou por morrer de overdose.
Diogo, irmão de Marta. É um jovem rebelde, devido à morte estúpida da sua irmã. Joana faz várias tentativas para se aproximar dele, pois ele é a sua paixão desde menina, mas todas em vão. Diogo é usuário de drogas, mas por se achar forte diz que não ficará viciado jamais.
Os pais, o irmão e a avó de Joana não são muitos citados no livro.
Tempo: As cartas são escritas durante dois anos. A primeira é escrita um mês depois da morte de Marta, e a ultima relata um sonho de Joana ao entrar no céu, provavelmente, o dia de sua morte.
Espaço: Não descreve ao certo, no entanto, muito parte se passa no quarto de Joana.
Tipo de narrador: Fala em 1ª pessoa.
Resumo: Este livro pode ser considerado como uma espécie de diário, apesar de não ser, pois a personagem principal escreve cartas para a sua melhor amiga, que faleceu, contando-lhe tudo o que se passa na vida dela, desde que sua amiga se foi. É uma história de uma moça chamada Joana, que perdeu a sua melhor amiga, quando ela se envolveu com as drogas. Ela escreve suas cartas sempre em seu quarto, um quarto inteiramente branco, com uma lua branca pendurada no teto por uma corrente. A lua descreve o estado de espírito de Joana. Quando a lua se encontra em quarto crescente quer dizer que Joana está preocupada e precisa pensar. Quando a lua toma posição de quarto minguante, quer dizer que Joana está triste. Ela vivia a se perguntar e tentar entender o que teria levado a sua amiga Marta a entrar no mundo das drogas. Joana era uma menina exemplar, na escola e em casa,